Roteiro para Elaboração da Política de Extensão dos Cursos de Graduação

Os processos com as propostas de novo Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Graduação deverão estar de acordo com a Resolução Normativa nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018 e a Resolução Normativa nº 1/2020/CGRAD/CEx, de 3 de março de 2020.

Os processos deverão ser encaminhados via SPA, para o DEN/PROGRAD e apresentar os documentos descritos no Ofício Circular 2/2020/DEN/PROGRAD, inclusive a Política de Extensão proposta. Observar cronograma atualizado no Ofício Circular 4/2021/PROGRAD/PROEX.

A Política de Extensão deve ser inserida no PPC, contendo no mínimo as seguintes informações, que serão analisadas pela Câmara de Extensão (o modelo de documento editável com estas informações está disponível aqui: Proposta de Curricularização da Extensão – se o download não se iniciar normalmente, clique com o botão direito e escolha abir em nova guia ou janela):

1)    Dados de Identificação do Curso:

1. Nome do Curso de Graduação;
  2. Turno do Curso;
  3. Modalidade (ead ou presencial);
  4. Número de semestres;
  5. Número de vagas oferecidas no vestibular por ano;
  6. Número de alunos atualmente matriculados;
  7. Carga horária total atual do curso (antes da reforma curricular);
  8. Carga horária mínima do MEC;
  9. Carga horária total proposta (após a reforma); e
  10. Carga horária de extensão proposta (em caso de aumento da carga horária, apresentar justificativa).

2)    Carga horária total em disciplinas de extensão (mistas ou completas).

3)    Carga horária de ações de extensão em:

1. Projetos registrados no SigPex;
  2. Cursos registrados no SigPex; e
  3. Eventos registrados no SigPex;

4) Descrição  do  escopo  das  ações  de  extensão  que  serão aceitas para a curricularização.

5) Descrição de como será feita a diferenciação entre as ações de extensão e as atividades complementares.

6) Apresentação dos Programas de Extensão que serão criados para vincular as Disciplinas, com seus objetivos e público-alvo.

7) Relação de quais serão as Disciplinas de Extensão (nome, objetivos, carga horária total, carga horária em extensão, público-alvo) e a quais Programas (descritos no item 6) estão vinculadas, com respectivo público-alvo. Os Programas das Disciplinas devem ser inseridos ao final deste documento na forma de anexo, conforme item 11.

8) Discussão de como as atividades de extensão propostas irão:

1. Alcançar diretamente a comunidade externa, quais os impactos;
  2. Contribuir na formação do estudante;
  3. Contribuir para elevar o desempenho acadêmico e diminuir a evasão escolar;
  4. Cumprir ao preceito da indissociabilidade ensino e pesquisa e extensão; e
  5. Incentivar a participação de estudantes de diferentes cursos de graduação da UFSC promovendo a interdisciplinaridade.

9) Relação de quais espaços físicos serão destinados às atividades de extensão.

10) Comentários adicionais para a compreensão da Política de Extensão.

11) Apresentação dos Programas de Ensino das Disciplinas de Extensão criadas e seus objetivos (Resolução nº 003/CEPE/8405 de Abril de 1984).

12) INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS

13) Diagrama Esquemático (se o download não se iniciar normalmente, clique com o botão direito e escolha abir em nova guia ou janela).